segunda-feira, 15 de março de 2010

Quem pode estudar Cabala?


Quando perguntaram ao Rav Kook- o grande Cabalista do século XX e o mais importante Rabino de Israel – quem poderia estudar Cabala, sua resposta foi inequívoca: "Qualquer um que queira". Nos últimos cem anos, todos os Cabalistas, sem exceção, e em muitas ocasiões, deixaram claro que hoje a Cabala está disponível a todos. Disseram também que ela é a ferramenta necessária para resolver a crise global que previam viria a acontecer e que hoje estamos enfrentando.
De acordo com todos os Cabalistas, os dias em que a Cabala era um segredo acabaram. A sabedoria da Cabala manteve-se oculta no passado porque os Cabalistas temiam que ela fosse mal aplicada e mal entendida. E realmente o pouco que escapou gerou muitos mal-entendidos. Porque os Cabalistas dizem que a nossa geração está pronta para entender o real significado da Cabala, e para acabar com os mal-entendidos, esta ciência está agora sendo revelada para todos que desejam aprender...

O que é a Cabala?


Cabala (também Kabbalah, Qabbala, cabbala, cabbalah, kabala, kabalah, kabbala) é uma sabedoria que investiga a natureza divina. Kabbalah (קבלה QBLH) é uma palavra de origem hebraica que significa recepção. A Kabbalah — corpo de sabedoria espiritual mais antigo — contém as chaves, que permaneceram ocultas durante um longo tempo, para os segredos do universo, bem como as chaves para os mistérios do coração e da alma humana. Os ensinamentos cabalísticos explicam as complexidades do universo material e imaterial, bem como a natureza física e metafísica de toda a humanidade. A Kabbalah mostra em detalhes como navegar por este vasto campo, a fim de eliminar toda forma de caos, dor e sofrimento.
Durante milhares de anos, os grandes sábios cabalistas têm nos ensinado que cada ser humano nasce com o potencial para ser grande. A Kabbalah é o meio para ativar este potencial.
A Kabbalah sempre teve a intenção de ser usada, e não somente estudada. Seu propósito é trazer clareza, compreensão e liberdade para nossas vidas.

Haikai


Haikai (em japonês: 俳句, Haiku ou Haicai) é uma forma poética de origem japonesa, que valoriza a concisão e a objetividade. Os poemas têm três linhas, contendo na primeira e na última cinco caracteres japoneses (isto é, sílabas), e sete caracteres na segunda linha. Em japonês, haiku são tradicionalmente impressos em uma única linha vertical, enquanto haiku em Língua Portuguesa geralmente aparecem em três linhas, em paralelo.
O principal haicaísta foi
Matsuô Bashô (1644-1694), que se dedicou a fazer desse tipo de poesia uma prática espiritual.

“Os japoneses possuem uma forma elementar de arte, mais simples ainda que a nossa trova popular: é o haikai, palavra que nós ocidentais não sabemos traduzir senão com ênfase, é o epigrama lírico. São tercetos breves, versos de cinco, sete e cinco pés, ao todo dezessete sílabas. Nesses moldes vazam, entretanto, emoções, imagens, comparações, sugestões, suspiros, desejos, sonhos... de encanto intraduzível”.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Valentine's Day


O Lírio é uma das flores mais antigas do mundo! Os Lírios já eram cultivados a mais de 3000 anos. Tem sua origem na China, Japão, Tailândia e Turquia, no continente asiático, Venezuela, Colômbia e Brasil no continente sul-americano, e também Europa. As Flores de Lírio representam: casamento, pureza, inocência, majestade, doçura, paz, saudade, protecção, nobreza...
Na antiguidade os lírios eram considerados como sinais de fertilidade e de uma vida pura, e as flores foram usadas como oferendas para apaziguar os deuses. Por isso, pode ser encontrado em pinturas nas paredes dos palácios da Grécia Antiga, onde era dedicado à Hera. Para os egípcios, as flores brancas de Lírio simbolizava a deusa Ísis, e os gregos pensavam que essas flores tinham nascido do leite que a Hera, deusa da lua, deixou cair, enquanto alimentava Heracles. Na mitologia, no conselho de Minerva, Juno deu seu seio a Hércules, que havia sido abandonado no campo por Alcmene, sua mãe. O jovem herói teria sugado o seio com tanta força, que o leite esguichou em grande quantidade. As gotas que se espalharam no céu formaram a Via Láctea e as que caíram na terra transformaram-se em lírios.
Outros dizem que o Lírio nasceu das lágrimas que Eva derramou ao abandonar o Jardim do Éden.. O lírio está relacionado a Virgem Maria e representa o amor puro e virginal da fé cristã. No século XVII, o lírio era usado para decorar igrejas em homenagem à Virgem Maria, como símbolo de sua virgindade. Antes, porém, retiravam do lírio os órgãos masculinos e femininos (estames e pistilos), pois só assim a flor seria "verdadeiramente virgem".
Na alquimia, fabricava-se um perfume mágico a partir desta flor, que era usado para queimar no recinto onde se realizavam rituais. Também existia uma crença que a flor ajudava a reconciliar os amantes; um pedaço do seu bulbo teria o poder de reaproximar os namorados que romperam as relações. O lírio está incluído numa antiga lista de plantas consideradas mágicas, que teriam o poder de proteger contra bruxaria: dentro de casa, transformaria as más vibrações, e no jardim, funcionaria como uma barreira contra malefícios.
No Feng Shui os lírios representam o verão e a abundância, e para os chineses, o lírio significa "Amor eterno".

Em cores diferenciadas, os Lírios recebem significados especiais, representando os seguintes sentimentos:

Flores Amarelas: Sentir-se nas nuvens!
Flores Brancas: Estar no paraíso!
Flores de cor Laranja: Você é fascinante!

Como tratar o resfriado comum com a Medicina Tradicional Chinesa



Existem muitos tipos de resfriados comuns na Medicina Tradicional Chinesa. As formas mais comuns estão nas caExistem muitos tipos de resfriados comuns na Medicina Tradicional Chinesa. As formas mais comuns estão nas categorias de vento-frio e vento-calor. Como é a natureza dos distúrbios exteriores que envolve o vento, o padrão pode mudar com muita rapidez, precisando de uma mudança na estratégia de tratamento durante a doença. Em todas as formas do resfriado, assim como com a tosse ou a gripe, o tratamento imediato proporciona resultados mais eficazes. Quanto mais tempo a pessoa demorar para tratar uma doença infecciosa, mais tempo levará para eliminar o agente etiológico.

Esse padrão apresenta os seguintes sintomas:
febre, calafrios, incapacidade de manter-se aquecido, congestão nasal ou dos seios da face com muco claro, tosse com expectoração clara, tensão do pescoço e ombros, cefaléia occipital (na nuca) e pulsação mais lenta que o normal, sentida com mais facilidade na superfície.
A terapia diaforética (terapia do suor) é especialmente útil nessa enfermidade, já que aquece o corpo e expulsa o agente infeccioso pelos poros. Nos primeiros estágios desse padrão, um remédio eficaz é a sopa de misô com a parte branca da cebolinha (cong bai) e
gengibre fresco (sheng jiang). O ramo de canela (gui zhi) ajuda no aquecimento do corpo e na estimulação do suor, enquanto as sementes de damasco (xing ren) ajudam a melhorar a respiração. Para os sintomas de cefaléia e a congestão nasal, a fórmula clássica é chá verde (cha). Recentemente, descobriu-se no chá verde grandes propriedades antioxidantes, que limpam os radicais livres envolvidos no envelhecimento e na doença.
Ao tratar os sintomas do resfriado ou da gripe em decorrência do vento-calor, os resultados são sempre melhores se o tratamento começar no estágio inicial da doença. É importante fazer o repouso adequado, afastar-se das origens do estresse e ter uma boa alimentação na forma de sopas e sucos frescos. Doces e estimulantes (como bebidas cafeinadas) aumentam rapidamente a gravidade da doença, já que tendem a alimentar o agente causador da infecção.
O mesmo ocorre com as ervas tonificantes, como o
ginseng. As pessoas, às vezes, cometem o engano de tomar ginseng quando sentem frio porque já ouviram falar que ele faz bem para o sistema imunológico. O uso de ginseng nesse caso é um erro sério, já que ele dá mais forças ao agente causador da infecção que causa a doença, fazendo a pessoa se sentir muito pior.
Erva fortificante poderosa, o ginseng age para "fechar" o exterior do corpo enquanto libera energia no interior. Se o agente causador da infecção já estiver dentro do corpo, o ginseng e outros tônicos estimulantes o prenderão e o alimentarão simultaneamente. O plano de tratamento adequado é abrir os poros e colocá-lo para fora..
Por outro lado, se o agente causador do resfriado não estiver dentro do corpo, o ginseng fortalece o wei qi, a proteção do corpo contra invasores, enquanto melhora, simultaneamente, a vitalidade e a resistência da pessoa à doença. Essa distinção entre criação de imunidade prolongada e combate a uma doença aguda é uma contribuição importante da Medicina Tradicional Chinesa. Embora as ervas fortificantes possam ser tomadas a longo prazo, é importante interromper seu uso durante um resfriado ou uma gripe. Então, após a expulsão do agente causador do resfriado do corpo, as ervas fortificantes podem ser tomadas novamente para dar força e vitalidade por bastante tempo.tegorias de vento-frio e vento-calor. Como é a natureza dos distúrbios exteriores que envolve o vento, o padrão pode mudar com muita rapidez, precisando de uma mudança na estratégia de tratamento durante a doença. Em todas as formas do resfriado, assim como com a tosse ou a
gripe, o tratamento imediato proporciona resultados mais eficazes. Quanto mais tempo a pessoa demorar para tratar uma doença infecciosa, mais tempo levará para eliminar o agente etiológico.

Esse padrão apresenta os seguintes sintomas:
febre, calafrios, incapacidade de manter-se aquecido, congestão nasal ou dos seios da face com muco claro, tosse com expectoração clara, tensão do pescoço e ombros, cefaléia occipital (na nuca) e pulsação mais lenta que o normal, sentida com mais facilidade na superfície.
A terapia diaforética (terapia do suor) é especialmente útil nessa enfermidade, já que aquece o corpo e expulsa o agente infeccioso pelos poros. Nos primeiros estágios desse padrão, um remédio eficaz é a sopa de misô com a parte branca da cebolinha (cong bai) e
gengibre fresco (sheng jiang). O ramo de canela (gui zhi) ajuda no aquecimento do corpo e na estimulação do suor, enquanto as sementes de damasco (xing ren) ajudam a melhorar a respiração. Para os sintomas de cefaléia e a congestão nasal, a fórmula clássica é chá verde (cha). Recentemente, descobriu-se no chá verde grandes propriedades antioxidantes, que limpam os radicais livres envolvidos no envelhecimento e na doença.
Ao tratar os sintomas do resfriado ou da gripe em decorrência do vento-calor, os resultados são sempre melhores se o tratamento começar no estágio inicial da doença. É importante fazer o repouso adequado, afastar-se das origens do estresse e ter uma boa alimentação na forma de sopas e sucos frescos. Doces e estimulantes (como bebidas cafeinadas) aumentam rapidamente a gravidade da doença, já que tendem a alimentar o agente causador da infecção.
O mesmo ocorre com as ervas tonificantes, como o
ginseng. As pessoas, às vezes, cometem o engano de tomar ginseng quando sentem frio porque já ouviram falar que ele faz bem para o sistema imunológico. O uso de ginseng nesse caso é um erro sério, já que ele dá mais forças ao agente causador da infecção que causa a doença, fazendo a pessoa se sentir muito pior. Erva fortificante poderosa, o ginseng age para "fechar" o exterior do corpo enquanto libera energia no interior. Se o agente causador da infecção já estiver dentro do corpo, o ginseng e outros tônicos estimulantes o prenderão e o alimentarão simultaneamente. O plano de tratamento adequado é abrir os poros e colocá-lo para fora..
Por outro lado, se o agente causador do resfriado não estiver dentro do corpo, o ginseng fortalece o wei qi, a proteção do corpo contra invasores, enquanto melhora, simultaneamente, a vitalidade e a resistência da pessoa à doença. Essa distinção entre criação de imunidade prolongada e combate a uma doença aguda é uma contribuição importante da Medicina Tradicional Chinesa. Embora as ervas fortificantes possam ser tomadas a longo prazo, é importante interromper seu uso durante um resfriado ou uma gripe. Então, após a expulsão do agente causador do resfriado do corpo, as ervas fortificantes podem ser tomadas novamente para dar força e vitalidade por bastante tempo.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Quem pode praticar Yoga...


O Personal Yoga lhe ajuda a ter uma melhor sintonia com seu corpo, de forma gradual e eficiente, trazendo qualidade de vida, bem estar físico e mental. Realizamos um trabalho de Yoga, individualizado, que atende às necessidades de cada pessoa ou grupo de pessoas, independente de idade, condição física , crenças, estilo de vida e prévia experiência.

Não há restrição de idade ou gênero para prática de Yoga. O Personal Yoga também tem uma proposta de trabalho direcionada a atletas amadores e profissinais que desejam integrar e melhorar suas performance nas atividades utilizando o Yoga.

O que acontece quando praticamos Yoga..


No campo energético, o Yoga transforma padrões de comportamento, reduz a ação do estresse equilibrando as emoções e tornando as pessoas mais equanimes, regula os chakras que são campos de energia localizados ao longo da coluna vertebral, promovendo uma melhor disposição e vitalidade. As técnicas de meditação levam o praticante a voltar sua atenção para dentro de si, o que gera autoconhecimento suficiente para entendermos os porquês de nossas atitudes e conflitos nos colocando em verdadeira comunhão com a nossa essência.
Nas aulas de Yoga, você vai aprender como respirar melhor, como relaxar, como concentrar-se e cultivar a qualidade de vida por meio de técnicas corporais que respeitam o ritmo biológico do praticante.

Entendendo o Personal Yoga..


Iniciar pessoas na prática do Yoga, desenvolver habilidades latentes, divulgar a filosofia e melhorar a qualidade de vida de maneira geral são os principais objetivos do Personal Yoga. O aluno tem melhor possibilidade de evoluir na prática do Yoga quando é iniciado por um profissional capacitado a desenvolver um programa individualizado de posturas psico-energéticas (ásanas), relaxamento (Yoganidra) e meditação (dhyana), entre outras técnicas, que atenda suas expectativas independente de idade, constituição física e hábitos de vida.
Os principais benefícios físicos que o Yoga produz já nas primeiras semanas de prática são o aumento de força, resistência e elasticidade muscular, maior flexibilidade dos nervos e tendões, revigora a coluna vertebral corrigindo a postura, aumenta a capacidade cardio-respiratória, amplia a oxigenação no sangue, regula todo o sistema endócrino, sistema nervoso central e sanguíneo, auxilia na eliminação de toxinas, regula o trato gastrointestinal, o peso corpóreo, entre outros.

LOSAR, o Ano Novo Tibetano


Hoje, dia 14 de fevereiro de 2010, se inicia mais um Ano Novo no Calendário budista (tibetano e chinês. O ano que se inicia é o de 2137 e é o Ano do Tigre de Ferro. É um período excelente para fazermos as melhores aspirações, não somente para nós e para os outros, mas também para que nossa prática espiritual amadureça trazendo cada vez mais benefícios. O período que antecede o Losar é tradicionalmente usado para fazermos limpeza - não somente do nosso espaço físico, como casa, armários etc, como também de nossa mente. A intenção é purificarmos os obscurecimentos e abrirmos espaço para a nossa prática espiritual, podendo assim beneficiar todos os seres.


O ano de 2010 sobre as influências do Tigre, será um ano intensamente vivido por todos aqueles que estiverem impulsionados a chegar ao final dos seus objetivos.O Tigre gosta do sucesso, mas não gosta da rotina, nem de horário, nem de programar nada e meios termos. Neste caso, precisaremos estar atentos em nossa auto disciplina e controlar nossa ansiedade quando nos sentirmos “enjaulados” pelos compromissos. Pelas sombras do Tigre será um período de grandes acontecimentos.


Na China ele é venerado por proteger do fogo, dos fantasmas e dos ladrões.

Que este ano seja muito auspicioso!


PS: Para os praticantes do budismo tibetano, o ano novo começa no dia de lua nova do mês de fevereiro que, neste ano, é no dia 14 de fevereiro. Trata-se do 2137º ano do calendário lunar, o ano do Tigre de Ferro. A essa comemoração, chamamos Losar [Lo = ano e Sar = novo].

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Espaço ÔGA - body n' mind


Em meio a efervecência cultural da 55º Feira do Livro de Porto Alegre, em outubro/novembro de 2009 emerge de duas cabeças pensantes e preocupadas com a interação sociedade/meio ambiente, a idéia de um espaço para que pudéssemos experenciar bem-estar e níveis mais elevados de consciência. Foi assim que Andrea e Giovana ao trabalhar como "anjas" (produção e assessoria aos convidados) da 55º Feira do Livro, puderam se conhecer e compartilhar suas visões holísticas sobre o mundo, as pessoas e as coisas. Dessa fusão de idéias surgiu o espaço "ÔGA".


"Ôga" em tupi-guarani quer dizer "casa". Entendendo o corpo como a "casa", a "morada", o "templo" da alma, nossa proposta é a favor da harmonização entre corpo e mente através da Yoga, Tepapia de Bowen, Meditação, Relaxamento, Shiatsu, Saúde Sutil e Culinária Natural. Nesse sentido, convidamos a tod@s para conhecer nosso trabalho, encontrar e experenciar equilíbrio no seu dia-a-dia.


"Se te contentas com os frutos ainda verdes, toma-os, leva-os, quantos quiseres. Se o que desejas, no entanto, são os mais saborosos, maduros, bonitos e suculentos, deverás ter paciência. Senta-te sem ansiedades. Acalma-te, ama, perdoa, renuncia, medita e guarda silêncio. Aguarda. Os frutos vão amadurecer."


Professor Hermógenes