domingo, 14 de fevereiro de 2010

LOSAR, o Ano Novo Tibetano


Hoje, dia 14 de fevereiro de 2010, se inicia mais um Ano Novo no Calendário budista (tibetano e chinês. O ano que se inicia é o de 2137 e é o Ano do Tigre de Ferro. É um período excelente para fazermos as melhores aspirações, não somente para nós e para os outros, mas também para que nossa prática espiritual amadureça trazendo cada vez mais benefícios. O período que antecede o Losar é tradicionalmente usado para fazermos limpeza - não somente do nosso espaço físico, como casa, armários etc, como também de nossa mente. A intenção é purificarmos os obscurecimentos e abrirmos espaço para a nossa prática espiritual, podendo assim beneficiar todos os seres.


O ano de 2010 sobre as influências do Tigre, será um ano intensamente vivido por todos aqueles que estiverem impulsionados a chegar ao final dos seus objetivos.O Tigre gosta do sucesso, mas não gosta da rotina, nem de horário, nem de programar nada e meios termos. Neste caso, precisaremos estar atentos em nossa auto disciplina e controlar nossa ansiedade quando nos sentirmos “enjaulados” pelos compromissos. Pelas sombras do Tigre será um período de grandes acontecimentos.


Na China ele é venerado por proteger do fogo, dos fantasmas e dos ladrões.

Que este ano seja muito auspicioso!


PS: Para os praticantes do budismo tibetano, o ano novo começa no dia de lua nova do mês de fevereiro que, neste ano, é no dia 14 de fevereiro. Trata-se do 2137º ano do calendário lunar, o ano do Tigre de Ferro. A essa comemoração, chamamos Losar [Lo = ano e Sar = novo].

Nenhum comentário:

Postar um comentário